...................................................



quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Alto da boa Vista Praça Afonso Viseu


Mais um agradável encontro, desta vez na praça Afonso Viseu onde pintamos dando continuidade a uma série de trabalhos do alto da boa vista.



Alto da Boa Vista.

O Imperador D. Pedro II determinou o reflorestamento das matas da região da Tijuca, iniciado em 1861, o que durou 13 anos e que foi conduzido pelo Major Manuel Gomes Archer e pelo administrador Thomás Nogueira da Gama. Foram plantadas cerca de 80 mil mudas de espécies variadas de árvores nativas e exóticas. Thomás Nogueira da Gama recuperou, durante 25 anos, as matas do Sumaré e das Paineiras, plantando mais de 20 mil mudas de árvores. Além disso, melhorou as trilhas e acessos à região, possibilitando o aumento do número de visitantes. Ao final, estava reflorestado o maior parque urbano do mundo, inaugurando uma nova atração no Rio de Janeiro e tornando a região pioneira sob mais um aspecto: os inovadores passeios turísticos ao Alto da Boa Vista, onde a população da cidade fazia piqueniques, desfrutando das belezas da Mata Atlântica e do maravilhoso panorama da Baía de Guanabara.
O pintor Nicolas Taunay (1755-1839), considerado a figura de maior importância da Missão de 1816, lecionou pintura na Academia Imperial das Belas Artes, deixando diversas pinturas de paisagens e retratos. Construindo uma cabana no Alto da Boa Vista, local conhecido até hoje como Cascatinha de Taunay, na estrada do Imperador, tornou-se, assim, o seu primeiro morador. A Estrada do Alto da Boa Vista, hoje avenida Edson Passos, foi ampliada e pavimentada, tendo os principais mirantes reformados e ganhando uma praça com coreto, a praça Afonso Viseu, próxima à Cascatinha Taunay, consolidando o local como um bairro da cidade.

O nome do bairro Alto da Boa Vista tem origem na bela paisagem que se admira das suas encostas. No início era a serra, depois vieram as plantações de café que desmataram os morros e alteraram a vazão de rios da região, influindo no abastecimento dos bairros da planície, antes do reflorestamento. Depois de ocupado por alguns hotéis e tendo abrigado residência de alguns membros da elite, o bairro consolidou-se como parque urbano e suas florestas são objetos de permanente esforço de preservação, incluindo a Floresta da Tijuca e a Serra da Carioca.

Fonte: portalgeo



















Sousa Rodrigues


















Antonio Meijueiro




















Beto
















André Santos










PINTURAS

André Santos




Antônio Meijueiro



Beto

















Sousa rodrigues






Inicio

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

ENCONTRO DE PINTURA CAPELA SANTO CRISTO DOS MILAGRES ( 15/08 )




Mais uma agradável manha de pintura.




Antonio Meijueiro




Beto



 




André Santos


 




Histórico:

Os primitivos donos das encostas do Pico da Taquara eram colonizadores vindos da Ilha de São Miguel dos Açores, cultivavam agapanto, camélia e legumes. E trouxeram a devoção de Santo Cristo dos Milagres e miniaturas da imagem do Santo Cristo que se venera no convento da cidade de Ponta Delgada. Todos os anos , no quinto Domingo da Páscoa, celebravam a festa do divino Orago.

No século passado dia 17 de maio de1963, foi benta a pedra fundamental do pequenino templo da Praça Martins Leão, em terreno doado por Dona Maria Arruda Martins, viúva do Sr. Joaquim Martins Leão. E em 15 de setembro de 1940, o Cardeal D. Sebastião Leme , benzeu a capela, construida pelo monge beneditino Dom Martinho, num estilo simples, colonial rústico, que fora construído com donativos oferecidos pelos devotos e de acordo com o projeto do Engenheiro Dr. Paulo Barreto.

A capela, além da imagem de Santo Cristo, um artístico azulejo, vindo de Portugal, doado pela família Undenberg, representando o nascimento de Cristo Belém. Ao longo destes anos foi sendo trazida por fiéis as imagens de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Rosa Mística, Nossa Senhora Aparecida, São José, São Judas, São Francisco, Santa Luzia, São Sebastião e Santo Expedito.Possui também uma via sacra especial feita e doada pela artista plástica Doré Camargo, com uma característica própria, são quinze estações, a artista colocou a ressurreição, sem a qual não existe a fé cristã. Todos os anos eram festejados o Senhor Santo Cristo no domingo antes da Ascenção, com missa, procissão e quermesse.

Fonte: Capela Santo Cristo

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Encontro de pintura na Pedra Bonita.


Neste encontro na Pedra Bonita onde temos uma visão privilegiada da cidade, nasce a ideia de dar um nome ao grupo que de loga data já vem realizando esses encontros de pintura.
Presentes no encontro Antonio Meijueiro, Andre Santos, Alexander( Alex), Beto Nasrralla, Sousa Rodrigues  de foma intuitiva foi surgerido o nome do grupo "ARTE CARIOCA" que diante do cenário fantastâstico foi acolhido por todos.





Vista da rampa de salto ao fundo Morro Dois irmãos e praia de São Conrado



Sousa Rodrigues, Alex e André Santos



Antônio pintando


Sousa Pintando





André pintando


Pedra da Gávea

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Série orla do Rio

Barra da Tijuca
Pier da Barra da Tijuca





Antonio Meijueiro

André Santos



Sousa Rodrigues



Beto


Alexander